Os vídeos estão bloqueados ou carregando muito lentamente. O que devo fazer?

Criada por Gabrielle R., Modificado em Tue, 14 Mar 2023 na (o) 03:56 PM por Ketellyn Negreiros

Bloqueios ou lentidão para carregar os vídeos geralmente acontecem por algum bloqueio ou limitação na rede de acesso, para solucionar existem algumas possibilidades:

  • Rede privada: Caso esteja tentando acessar a plataforma através de um computador da empresa, este bloqueio poderá ocorrer. Para esses casos recomendamos, checar essa informação com a equipe de TI da sua empresa;

  • Problemas de conexão: Verifique com a sua operadora se a conexão está normal;

  • Outros bloqueios: Tente acessar por outro navegador ou dispositivo.


Se estiver com problemas apenas em alguma rede específica, pode ser um bloqueio. 

Veja possíveis soluções para o caso de Vídeo Bloqueado:

Solução 1troca do servidor de DNS

Mesmo em provedores domésticos, pode existir algum bloqueio. É comum no Brasil, que a justiça ordene bloqueios a serviços estrangeiros quando há algum usuário fazendo algo ilegal. Por exemplo: se alguém usa um serviço para compartilhar filmes piratas, às vezes é feito o bloqueio ao serviço todo, afetando todos os usuários, não apenas ao que fez algo errado.


Em situações desse tipo, alguns alunos nos informaram que trocar o servidor de DNS da sua máquina pode ajudar a evitar bloqueios da operadora. Uma sugestão é usar o DNS do CloudFlare - 1.1.1.1 - ou o do Google - 8.8.8.8 - ou OpenDNS. Veja como fazer a configuração do DNS público do CloudFlare neste guia. Após a configuração, talvez seja necessário reiniciar o computador.


Solução 2uso de uma VPN

Em alguns casos, talvez seja necessário conectar usando uma outra rede, através de um proxy ou VPN.


Existem diversos provedores de VPN no mercado. Há uma versão gratuita, porém limitada, chamada Tunnel Bear, e que já possui plugin para o Chrome. O navegador Opera, cada vez ganhando mais terreno entre desenvolvedores e pessoal de tecnologia, oferece uma VPN gratuita



Agora, possíveis soluções para o caso de vídeos que abrem, mas muito lentamente:

Pode ser que sua rede não esteja bloqueando o vídeo, mas eles estejam carregando muito lentamente e travando.


Mesmo que você tenha contratado uma boa conexão, pode ainda ter problemas ao carregar os vídeos. Pode estar acontecendo uma prática conhecida como traffic shaping. É um truque que alguns provedores fazem para evitar que você gaste muita banda. Ele detecta que você está vendo um vídeo no YouTube, no Netflix, no Vimeo ou em outro site como esses e limita sua velocidade propositalmente, mesmo que você pague por mais. É uma prática ilegal e a Alura às vezes acaba sendo atingida. Você pode ver neste link do Netflix quais são os provedores que mais controlam sua velocidade de conexão e prejudicam os serviços de vídeos.


Estamos trabalhando com diversos outros serviços brasileiros para que os provedores respeitem a lei e o marco civil da Internet, para que essa prática acabe.


Nestes casos, tente a Solução 1 acima, de trocar o DNS. Ou a Solução 2 acima, de usar uma VPN.


Solução 3diminuir qualidade ou baixar offline

Os vídeos dos cursos do Alura tocam em alta definição por padrão. Se sua conexão não for muito boa, recomendamos clicar no botão HD do vídeo, desabilitando assim a versão high definition.


Outra opção é baixar os vídeos pela App e depois assisti-los por lá já armazenados.


Se nenhuma das soluções anteriores apresentar resultado positivo, entre em contato conosco para ajudarmos.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo