Quero remover meus dados da Alura

Criada por Gabrielle R., Modificado em Wed, 21 Jun 2023 na (o) 10:36 AM por Ketellyn Negreiros

Ao usar a Alura, alguns dados são coletados sobre você. E, claro, de acordo com a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados - e a nossa Política de Privacidade, você pode solicitar a remoção desses dados a qualquer momento.


Mas antes, achamos importante você entender como lidamos com seus dados e as vantagens de deixá-los na Alura. Assim, poderá tomar a melhor decisão para você! =)


De modo geral, os dados que a Alura coleta são apenas dados simples de acesso e de uso da Plataforma, nenhum dado sensível. E mesmo para seu nome e email você pode usar um apelido e um email secundário se preferir. Os dados de uso são coisas como seu progresso nos cursos, as respostas dos exercícios, as notas que você dá para os cursos, as mensagens que posta no fórum. A princípio, nada crítico ou sensível.


E o que você ganha ao manter os dados na Alura:

  • Os certificados que você emitiu durante os estudos são válidos para a vida toda, bem como a autenticação de validade. Mas isso só é possível se pudermos manter seus dados aqui.

  • O progresso nos cursos que você fez fica armazenado caso você queira retornar como Aluno - ou caso sua empresa contrate Alura pra você. Você pode retomar os estudos de onde parou.

  • Toda sua participação no Fórum continua ajudando outras pessoas que possam ter as mesmas dúvidas que você.

O que você pode fazer antes de pedir para remover todos os seus dados:

  • Edite seu perfil na Plataforma e gerencie os dados de perfil como preferir. Você pode usar apenas seu primeiro nome, por exemplo, e remover os dados (opcionais) do seu perfil.

  • Por padrão, seu perfil de aluno é aberto para mecanismos de busca como o Google indexarem. Se isso te incomoda, transforme seu perfil em privado em apenas um clique.

  • Você pode pedir a remoção parcial de alguns dados, se preferir. Por exemplo, se quiser que sejam removidos seus posts do Fórum, é só pedir mandando um email para privacidade@alura.com.br


Outros detalhes importantes sobre seus dados:

  • Não compartilhamos seus dados com ninguém fora do grupo Alura e dos serviços absolutamente essenciais para exercer a atividade da Alura (como um sistema de atendimento por exemplo). Seus dados pessoais e de estudo são protegidos.

  • Para alunos pessoa física, pedimos os dados para emissão de Nota Fiscal obrigatórios pelo governo, como CPF e Endereço. Esses dados obrigatoriamente precisam ficar armazenados por questões fiscais. Mesmo que você solicite a remoção do seu perfil, os dados de nota fiscal continuarão armazenados.

  • A Alura não coleta dados de cartão de crédito em nenhum momento. As compras são processadas pelo PayPal e os dados do cartão nunca são transmitidos para a Alura.


Entendi os pontos acima, mas quero solicitar a remoção de todos os meus dados da Plataforma mesmo assim

Neste caso, envie um e-mail para privacidade@alura.com.br solicitando a remoção de todo seu perfil. Essa ação é irreversível. Todos os seus certificados serão invalidados, todo seu progresso será perdido. Mesmo que você volte a ser aluno da Alura um dia, não conseguimos recuperar seus dados, será um novo perfil.


Outras dúvidas envolvendo esse tema? Mande um e-mail para privacidade@alura.com.br


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo