Tudo que você precisa saber sobre suas Notas Fiscais (NFE)

Criada por Mariana Prado, Modificado em Thu, 30 Nov 2023 na (o) 11:04 AM por Giovanna Lorenzani

Para entender como funciona o processo de emissão das nossas notas fiscais e garantir que seus dados estejam corretos, trouxemos algumas informações importantes para que 

seguintes tópicos:


Qual o prazo para emissão e onde encontro minhas notas fiscais? 

As notas fiscais são geradas automaticamente 8 dias úteis após o preenchimento dos dados – nome e CPF – na plataforma. Portanto, logo após a confirmação do seu pagamento e liberação do seu acesso, é essencial que seus dados pessoais estejam corretamente preenchidos no seu perfil para garantir o processo adequado na emissão da sua nota fiscal.


Para preencher os seus dados, basta acessar seu dashboard e seguir o caminho: 
seu nome > “Minha Matrícula” > “Nota fiscal”





Por que recebo duas notas fiscais?

Emitimos duas notas fiscais: uma referente ao serviço de treinamento – os cursos online; outra referente ao produto – os materiais didáticos, que incluem todo o conteúdo disponibilizado nos cursos online.

Como um dos recursos da plataforma, esse download de arquivos em PDF se enquadra na categoria de material didático pela legislação e, portanto, tem tributação distinta da prestação de serviço.


Assim, você receberá essas duas notas fiscais: 

  • Para o serviço, que representa 10% do valor total;

  • Para o produto, que representa 90% do valor total;



Posso receber minhas notas fiscais com os dados da minha empresa?

As compras feitas diretamente pelo site são direcionadas para pessoas físicas. A Alura possui planos corporativos com métodos de análise e acompanhamento específicos, disponíveis no site da Alura para Empresas.


No entanto, se você precisa de um reembolso pela empresa em que trabalha, disponibilizamos uma declaração de pagamento com o valor total e que pode ser solicitada através do nosso formulário de contato.


Se for necessário incluir o CNPJ e Razão Social da empresa, é possível fazê-lo adicionando uma observação na descrição da nota fiscal. É importante destacar: esse pedido deve ser feito imediatamente após a conclusão da compra, para garantir um tempo hábil na emissão.


Caso ainda tenha dúvidas, vem conversar com a gente aqui!




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo