Tudo que você precisa saber sobre renovação automática
Aproveite os benefícios exclusivos de renovar seu plano automaticamente na data de expiração, utilizando o mesmo método de pagamento cadastrado no momento da compra. Ao chegar na data de vencimento, sua matrícula será renovada sem que você precise realizar nenhum procedimento, sem interrupções de acesso e garantindo os maiores descontos vigentes.
Aqui, explicamos como funciona esse processo, as vantagens e como gerenciar sua assinatura:
Quem tem a renovação automática ativada?
✅ A renovação automática é habilitada para:
- Alunos que contrataram planos a partir de 2025 com pagamento via cartão de crédito;
❎ Não terão renovação automática:
- Alunos que pagaram via PIX, boleto ou meios diferentes do cartão de crédito;
- Planos corporativos, planos via matrícula FIAP ou com meios de pagamento especiais;
Quando ocorre a renovação automática?
A renovação é realizada no dia da expiração do seu plano.
Os principais descontos vigentes também são garantidos na renovação automática:
- Desconto mínimo garantido de 20% para todos os alunos com renovação automática.
- Se houver promoções ou campanhas com descontos maiores, o valor mais vantajoso será aplicado automaticamente na sua renovação.
Posso renovar meu plano antes da data automática?
Sim. Mesmo com a renovação automática ativada, você pode renovar até 90 dias antes da data de expiração. Isso é útil caso você queira escolher um novo plano, aproveitar uma oferta específica ou trocar o meio de pagamento.
Para alterar seu plano ou meio de pagamento, basta entrar em contato com o time de Student Experience antes da data de renovação, combinado? Estamos disponíveis para te ajudar através do Whatsapp aqui ou do e-mail aqui.
O que muda para quem tem o plano ULTRA?
O plano ULTRA foi descontinuado. Se você tem o plano ULTRA e está elegível à renovação automática, sua matrícula será renovada para o plano PRO que oferece benefícios equivalentes — confira nossos planos disponíveis clicando aqui.
Como desativar a renovação automática?
Você pode desabilitar a renovação automática a qualquer momento:
- Acesse seu dashboard;
- Clique no seu nome, no canto superior direito da tela;
- No menu suspenso, selecione “Minha matrícula”;
- Ao carregar a nova página, selecione a aba “Renovação de plano”:

- Clique em “Desativar renovação automática” para dar sequência ao processo;
- Após clicar, uma tela central abrirá para confirmar sua solicitação, com uma pergunta de segurança e um campo para preencher o motivo do cancelamento da renovação automática.
Após seguir os passos descritos acima, sua renovação automática será desativada, mas seu acesso à plataforma continuará normalmente até a data final da vigência do seu plano.
Caso queira reativar a renovação automática, basta seguir os mesmos passos.
O que acontece se o meu cartão for recusado?
Caso o pagamento não seja processado, você será avisado e seu acesso poderá ser temporariamente interrompido. Nesses casos, basta atualizar o pagamento com o suporte do time da Alura.
Posso cancelar minha assinatura após a renovação automática?
Sim. Você tem 7 dias após a cobrança para solicitar cancelamento e estorno, conforme legislação de compras online.
👉 Quer saber mais? Fale diretamente com nosso time no WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas sobre a renovação automática ou nos envie um e-mail por aqui.