Como é calculada a nota atribuída a cada curso?

Na página de cada um dos cursos há uma nota, calculada através das avaliações dos alunos. Até julho de 2018, ela era uma simples média da pergunta "De 0 a 10, o quanto você indicaria esse curso a um amigo?". A média acabava sendo muito alta, gerando uma pequena diferença entre a nota de cada curso.

Decidimos então optar por uma forma mais agressiva de mostrar esse número. Em vez de tirar a média, fazemos o cálculo do chamado NPS (net promote score). O NPS é um cálculo simples que gera um número entre -100% e 100%, feito com base do número de alunos que deram nota muito boas (9 e 10, chamados promotores) menos o número de alunos que deram notas bem ruins (0 a 6, os detratores). Basta calcular o percentual de cada um deles e subtrair os detratores dos promotores.

Para se ter uma ideia, aqui há o histograma de média da nota versus o que chamamos de 'NPS normalizado' em Julho de 2018:

O NPS gera números mais baixos. Pode parecer estranho, mas optamos por mostrar como média o 'NPS normalizado' por acreditar que esses números são mais coerentes à expectativa do aluno, com valores mais baixos e diferenciados em cursos que houve mais notas baixas. Caso contrário, a média simples puxava o valor para cima com facilidade, dada a esmagadora quantidade de alunos satisfeitos.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos