Os vídeos estão bloqueados ou carregando muito lentamente, o que devo fazer?

Os vídeos não estão carregando? Pode ser algum problema na Alura, mas em geral é algum bloqueio ou limitação na rede de acesso. Para saber se sua rede está colocando algum empecilho, tente acessar em uma rede ou dispositivo diferente. Por exemplo, se está no desktop, tentar acessar no celular no 3g.

Se não carregar em nenhuma rede, entre em contato com a gente.

Se estiver com problemas apenas em alguma rede específica, pode ser algum bloqueio. Veja possíveis soluções:

Vídeo bloqueado

Quando o vídeo aparenta estar bloqueado, não carrega nenhum pedaço, provavelmente sua rede está com algum bloqueio. 

Solução 1: desbloquear na rede corporativa

Se você trabalhar em uma empresa com controle de acesso a Internet, converse com o departamento de informática / segurança e peça o desbloqueio. Nossos vídeos ficam em video.alura.com.br e esse endereço e seus IPs precisam estar desbloqueados.

Solução 2: troca do servidor de DNS

Mesmo em provedores domésticos, pode existir algum bloqueio. É comum no Brasil, infelizmente, que a justiça ordene bloqueios a serviços estrangeiros quando há algum usuário fazendo algo ilegal. Por exemplo: se alguém usa um serviço para compartilhar filmes piratas, às vezes é feito o bloqueio ao serviço todo, afetando todos os usuários, não apenas o que fez algo errado.

Em situações desse tipo, alguns alunos nos reportaram que trocar o servidor de DNS da sua máquina pode ajudar a evitar bloqueios da operadora. Uma sugestão é usar o DNS do CloudFlare - 1.1.1.1 - ou o do Google - 8.8.8.8 - ou OpenDNS. Veja como fazer a configuração do DNS público do CloudFlare neste guia. Após a configuração, talvez seja necessário reiniciar o computador.

Solução 3: uso de uma VPN

Em alguns casos, talvez seja necessário conectar usando uma outra rede, através de um proxy ou VPN.

Existem diversos provedores de VPN no mercado. Há uma versão gratuita, porém limitada, chamada Tunnel Bear, e que já possui plugin para o Chrome. O navegador Opera, cada vez ganhando mais terreno entre desenvolvedores e pessoal de tecnologia, oferece uma VPN gratuita

Vídeos abrem, mas muito lentamente

Pode ser que sua rede não esteja bloqueando o vídeo, mas eles estejam carregando muito lentamente e travando.

Mesmo que você tenha contratado uma boa conexão, pode ainda ter problemas ao carregar os vídeos. Pode estar acontecendo uma prática conhecida como traffic shaping. É um truque que alguns provedores fazem para evitar que você gaste muita banda. Ele detecta que você está vendo um vídeo no YouTube, no Netflix, no Vimeo ou em outro site como esses e limita sua velocidade propositalmente, mesmo que você pague por mais. É uma prática ilegal e a Alura às vezes acaba sendo atingida. Você pode ver nesse link do Netflix quais são os provedores que mais controlam sua velocidade de conexão e prejudicam os serviços de vídeos.

Estamos trabalhando com diversos outros serviços brasileiros para que os provedores respeitem a lei e o marco civil da Internet, para que essa prática acabe.

Nestes casos, tente a Solução 2 acima, de trocar o DNS. Ou a Solução 3 acima, de usar uma VPN.

Solução 4: diminuir qualidade ou baixar offline

Os vídeos dos cursos do Alura tocam em alta definição por padrão. Se sua conexão não for muito boa, recomendamos clicar no botão HD do vídeo, desabilitando assim a versão high definition.

Outra opção é baixar os vídeos pela App e depois assisti-los por lá já armazenados.

Solução 5: contato com a operadora

Alguns alunos obtiveram sucesso falando diretamente com a operadora.

Caso sua operadora seja Vivo, há também alguns passos que você pode fazer:
Ligue para o suporte Vivo Internet SP: 10315 (fora de SP - *8486 ou 1058). Siga a triagem do atendimento eletrônico até o canal de suporte e problemas técnicos. Explique o problema de carregamentos de vídeos. O atendente vai realizar alguns testes, provavelmente pedindo para desligar o modem da vivo por alguns minutos, para que possa realizar uma "carga" na conexão. Se preferir, poderá enviar um e-mail para abuse.br@telefonica.com, descrevendo esse problema. Tem resolvido para os nossos alunos
Isso resolveu sua dúvida? Obrigado pelo feedback problemas com submissao

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos